segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

DENUNCIE JÁ!

A todos envolvidos com a Causa Animal:

Cansados de assistirmos diariamente a cenas de violência gratuita, nos sentimos incomodados diante da impunidade desses atos.

Nos últimos meses alguns fatos marcaram e mobilizaram a Sociedade Brasileira. Destacamos o caso Dalva, uma psicopata disfarçada de protetora, que recebia animais de pessoas ingênuas em troca de dinheiro, e os exterminava covardemente, abrindo vagas para receber outros.

O caso da Enfermeira Camila, que espancou um York Shire na frente da filha até a morte, o caso do Titã, um cãozinho que foi enterrado vivo,o caso do cão Lobo, arrastado num carro preso pela corrente.

Esses casos fizeram surgir na população um sentimento de indignação com nossas leis tão brandas, que conferem a estes criminosos a possibilidade de saírem ilesos das atrocidades que cometeram. O fato desses casos terem ganho espaço na mídia, repercutiu positivamente na sociedade, “acordando-a” da inércia que sempre manteve diante dessas demonstrações de violência.

No calor desses acontecimentos, os grupos organizados se mobilizaram em protestos e manifestos em nível Nacional, exigindo das autoridades providências e leis mais severas, e acima de tudo que elas sejam cumpridas.

Em nosso Estado não poderia ser diferente, e nesta ocasião em que todos ainda estamos sob efeito das emoções, vimos pleitear novamente a criação de uma Delegacia Especializada na Defesa e Proteção dos Animais, seguindo exemplos como São Paulo, Campinas, São Caetano do Sul, Ribeirão Preto, Curitiba, Bebedouro, Rio de Janeiro e outros.

Essa Delegacia teria competência para atuar em todo o estado de Minas Gerais, e contaria com uma equipe de profissionais preferencialmente adeptos da causa e especialmente treinados para atenderem casos de abuso e maus-tratos contra animais.

Não se trata apenas de defender animais. Violência gera violência, e quem pratica crueldade contra um animal, também é capaz de cometê-la com seres humanos. Cada vez que nos calarmos diante de abusos praticados contra seres indefesos, estaremos sendo cúmplices e incentivadores de manifestações de violência.

Ninguém é meio violento. Essa é uma característica inerente ao ser. Faz parte do caráter. O que difere é o modo de externar essa índole. Se praticados contra humanos, a chance de saírem ilesos será menor, pois as leis são mais rígidas e existe pressão social. Então os indivíduos violentos encontram nos animais a válvula de escape para manifestarem seus instintosCada vez que fechamos os olhos a esses acontecimentos, estaremos endossando a prática da crueldade

Nesse contexto, devemos unir e empenhar esforços para a instalação da Delegacia de Defesa Animal. E nesse sentido, vimos solicitar denúncias, histórias e casos de maus-tratos, para que através desse histórico e da relação de fatos, possamos fundamentar o pedido da criação desta Delegacia especializada, considerando a existência dessa demanda.

Através do e-mail denunciaanimalmg@gmail.com, receberemos todos os casos que envolvam animais, resguardando o sigilo da fonte. Pedimos a contribuição de todos, pois quanto mais casos tivermos para apresentar, mais urgente se fará a instalação da Delegacia.

Somos contra qualquer tipo de violência, principalmente se praticada contra seres indefesos. Por esta razão devemos nos mobilizar divulgando esse e-mail para que o maior número de pessoas tome conhecimento e possa contribuir. Para nossa reivindicação ser atendida, necessitamos da colaboração e empenho de cada um.

Nesta fase não teremos condições de solucionar os casos, mas é em função dessa necessidade e comprovando os fatos que convenceremos as autoridades pela criação deste órgão especializado, para que num futuro próximo essas denúncias deixem de ser apenas estatísticas e possam de fato ser apuradas. Diga não à violência (Vamos combater a violência!)

Nenhum comentário: