quinta-feira, 17 de maio de 2012

MANIFESTAÇÃO DOMINGO 20/05 DIGA NÃO À LEISHMANIOSE!


Movimento Nacional
DIGA NÃO À LEISHMANIOSE, O CÃO NÃO É O VILÃO!

Os ativistas pelos Direitos Animais estarão conscientizando a população sobre a importância de medidas preventivas contra a Leishmaniose Visceral Canina. Estamos mobilizando as pessoas a pleitearem ao Poder Público a aprovação de Projetos de Lei em nível municipal em tramitação, em níveis municipal, estadual e federal visando a regulamentação da Política Nacional de Vacinação contra a Leishmaniose e tratamento de cães, o controle da eutanásia de cães portadores de leishmaniose visceral em Minas Gerais e a vacinação gratuita contra essa doença pela Prefeitura de Belo Horizonte.
Neste domingo, 20/05/12, de 10 às 13 h, em frente ao Palácio das Artes, Belo Horizonte.
A matança obrigatória de cães infectados no Brasil, definida pela Portaria Interministerial nº 1426/2008, é ineficiente, praticada apenas em nosso país, onerosa aos cofres públicos, e mascara a propagação da zoonose Leishmaniose Visceral Canina ou Calazar.
A Leishmaniose é uma doença séria e negligenciada pelas autoridades de saúde do Brasil, cujas políticas públicas de extermínio de cães adotadas para o seu controle são antigas e ultrapassadas, além de antiéticas e ineficazes. Os cães vêm pagando há anos com a vida, sem que isso tenha resultado positivo no controle dessa zoonose, até porque, gatos, cavalos, galinhas, porcos, ratos e outros animais, também são reservatórios da doença.
REIVINDICAMOS
1. Exames sorológicos de triagem mais acurados.
2. Direito à contraprova(s) parasitológica(s) analisada(s) por médico veterinário, para confirmação da doença.
3. Revogação da Portaria Interministerial nº 1426/2008, dando o direito do tutor tratar seu cão. O tratamento deve ser obrigatoriamente supervisionado por médico veterinário.
4. Liberação de medicamentos veterinários, já registrados em outros países para o tratamento e controle da Leishmaniose Visceral Canina.
5. Investimento de recursos em novas pesquisas para controle do vetor.
6. Aprovação pelo Ministério da Saúde das vacinas caninas anti- LVC e o uso destas em campanhas públicas em áreas endêmicas e peri-endêmicas, associadas a outras medidas preventivas.
7. Redução de impostos nos produtos preventivos, tais como vacinas, coleiras repelentes e outros repelentes tópicos.
8. Apoio ao PL federal nº 1738/11 do Dep. Geraldo Resende que regulamenta a Política Nacional de Vacinação contra a Leishmaniose e tratamento de cães.
9. Campanhas de controle de natalidade dos cães, conforme recomendação da OMS para controle de Zoonoses.
10. Medidas educativas, ambientais e de saneamento para controle do vetor.
CONTAMOS COM A PARTICIPAÇÃO POPULAR NESTE ASSUNTO DE SAÚDE PÚBLICA:

A - assinando a Petição Pública virtual:

B – pleiteando aos seus representantes a aprovação dos PL’s:
® PL federal nº 1738/2011: dispõe sobre a Política Nacional de Vacinação contra a Leishmaniose animal.
® PL estadual MG nº 261/2011: normatiza o controle da eutanásia de cães portadores de leishmaniose visceral canina no Estado de Minas Gerais.
® PL municipal BH nº 1082/2010: Dispõe sobre vacinação gratuita contra a leishmaniose visceral no Município.

SAIBA MAIS

MOVIMENTO MINEIRO PELOS DIREITOS ANIMAIS

apoio: FRENTE PARLAMENTAR DE DEFESA DOS ANIMAIS – ALMG

- GENTILEZA MULTIPLICAR ESSA CONSCIENTIZAÇÃO -

Nenhum comentário: