quarta-feira, 11 de maio de 2016

TÉCNICA DE ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL SIMULA CONDIÇÕES NATURAIS E PROMOVE A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DOS ANIMAIS DO ZOO DE BH

A criação de um ambiente mais estimulante, com desafios e novidades, que simula condições naturais que proporcionam melhor qualidade de vida para as diferentes espécies que fazem parte do acervo do Jardim Zoológico da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte (FZB-BH) é o objetivo do Enriquecimento Ambiental, técnica voltada para estimular comportamentos naturais dos animais, garantindo seu bem-estar.
Com o Enriquecimento Ambiental é possível minimizar os efeitos da vida em cativeiro por meio da utilização de estímulos no ambiente em que o animal se encontra. Esses estímulos devem ser compatíveis com o comportamento de cada espécie e devem também atender particularidades de cada indivíduo, levando em consideração as diferentes idades e problemas de saúde que podem ocorrer dentro de um grupo.
Bióloga e responsável pela Área de Bem-Estar Animal do Jardim Zoológico, Cynthia Cipreste explica que o Enriquecimento Ambiental consiste na utilização de estímulos sensoriais (gustativos, olfativos, táteis e auditivos), sociais, cognitivos (de aprendizagem) e estruturais (alterações no mobiliário dos recintos) para possibilitar que os animais tenham hábitos mais próximos dos naturais a partir da exploração do ambiente onde vivem, da busca e da obtenção de seus alimentos e da marcação territorial, entre outros fatores.
De acordo com Cyntia, a atividade é feita, por exemplo, com a introdução de frutas ou de carnes escondidas no recinto ou colocadas em recipientes que dificultam a sua aquisição, simulando situações encontradas na natureza, além da colocação de galhos repletos de folhas saborosas ou de castanhas e outros alimentos atrativos. Esses e outros estímulos utilizados deixam o animal mais ativo e com maior diversidade comportamental, sendo também uma ótima ferramenta para trabalhar a educação ambiental com o público.
Vale ressaltar que a exibição de maior diversidade comportamental é um bom indicativo de que os animais conseguem responder e se adaptar às diferentes fontes de estresse e que consequentemente apresentam bom nível de bem-estar.

Projeto educativo da Fundação Zoo-Botânica repassa informações sobre répteis aos visitantes

Nenhum comentário: